Acadêmicas de Letras apresentam trabalhos em VI Colóquio Interdisciplinar da Unitins

24 de Maio de 2022

Três trabalhos científicos produzidos por acadêmicas do curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG, serão apresentados nos próximos dias 25 e 26. O Evento será online, transmitido via YouTube pelo canal da Proex/Unitins e Google Meet.

O VI Colóquio Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), traz o tema “Sociedade e Universidade: cultivando saberes populares e científicos”.

O curso de Letras da UnirG será representado por  meio de dois trabalhos aprovados por acadêmicas do 3º período, oriundos de projeto desenvolvido na Casa do Idoso, em Gurupi e um trabalho, resultante de TCC do curso.

Amanhã, 25, das 14h às 16h, no Seminário Temático – Leituras, apresentações e análise de Literatura, Discurso e Arte Ameríndia, a formanda Victória Regina Soares Cavalcante, sob a orientação da professora Ma. Wellitania Oliveira, apresentará o trabalho oriundo do TCC do curso, Literatura tocantinense em sala de aula.

“Essas publicações nos fortalecem no crescimento intelectual e nos possibilitam compreender melhor outros assuntos importantes e pertinentes ao nosso campo de atuação, mesmo em áreas escassas como a Literatura Tocantinense”, frisou a estudante concluinte, Victória Cavalcante.

Já na quinta-feira, 26, das 14h às 16h, no Simpósio Temático - Territórios, Diversidades e Direitos Sociais: aspectos multidimensionais do envelhecimento humano no Brasil, as acadêmicas do 3º período, Isabela Santana Brandão, Jhennifer Silva Carvalho e Maynara Nogueira Lemos, apresentarão o trabalho “Desenvolvendo a sociointeração na terceira idade por meio de práticas linguageiras”.

A estudante Isabela Brandão relatou que ao ter o trabalho aprovado para o Colóquio, foi uma oportunidade para sentir o reconhecimento de estarem no caminho certo. “É um sentimento muito distinto e grandioso. O projeto foi algo inesperado que nos foi proposto no começo do ano e acabou tendo um crescimento muito grande, nos deu visibilidade e ainda mais para o nosso propósito, que é trazer a visibilidade para os idosos. Estou muito ansiosa para falar sobre isso, e espero que mais pessoas possam se sensibilizar e se dispor a ajudar o próximo”, relatou a estudante.

No mesmo Simpósio será apresentado o trabalho das acadêmicas, também do 3º período do curso, Ana Paula Soares Marinho, Rilary Soares Mota, Rita Márcia Pereira Soares, com o tema Relatos de Memórias: rompendo a invisibilidade do idoso.

A coordenadora do curso de Letras, Ma. Wellitania Oliveira, afirmou que: “Considero muito importante a participação dos acadêmicos em eventos com apresentação de trabalhos, ainda mais, que foram artigos produzidos a partir da extensão curricularizada desenvolvida no curso de Letras. O processo de extensão curricularizada garante que todos os alunos tenham a oportunidade de realizar atividades ou projetos que remetam a desafios reais ou a solução de problemas junto à sociedade, é também uma forma de fomentar o protagonismo dos estudantes”, destacou Oliveira.

O projeto

O projeto desenvolvido na Casa do Idoso "Relatos de Memórias: desenvolvendo a sociointeração na terceira idade por meio de práticas linguageiras" é um projeto de extensão, desenvolvido por seis acadêmicas do 3º período de Letras, orientadas pelos professores Me. Alexandre Peixoto e Ma. Wellitania Oliveira.

Toda a programação do Colóquio pode ser conferida no site do evento: https://sites.google.com/unitins.br/vicoloquio.

Redação: Luciene Souza